terça-feira, 23 de agosto de 2011

Receita: Goya Champuru


Um prato de Okinawa. É um prato típico que consiste num refogado de goya (também conhecido como nigauri, nigagori, melão-de-são-caetano, momordica…) com carne de porco e tofu. Não é todo mundo que gosta já que goya é bem amargo (bem mesmo). Jiló é fichinha perto dele! hehehehehe

Além disso, o goya tem muitas propriedades benéficas para quem o consome, diminui a taxa de açúcar no sangue para quem tem diabetes, auxilia nos problemas digestivos, é um anti-inflamatório entre outros. Não é à toa que dizem que um dos motivos da longevidade dos okinawanos se deve a este pepino, aliado à ingestão de carne de porco que é rica em vitaminas B6 e B12.


Ingredientes:

2 goyas médios
2 ovos
100 a 150g de carne de porco (fresca, bacon, presunto, apresuntado de lata/fiambre, etc…)
200g de tofu firme
1 cebola média cortada em fatias grossas
2 colheres (sopa) de missô
1 colher (sopa) de sakê
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de shoyu
1 ou 2 colheres (sopa) de água
uma pitada de hondashi (caldo de peixe em pó)

Corte os goyas no sentido do comprimento e com ajuda de uma colher, retire e despreze a parte branca esponjosa com as sementes. Corte em fatias de 1/2 a 1 cm e coloque numa vasilha. Polvilhe 1/2 colher (chá) de sal e misture bem com as mãos, como se estivesse amassando levemente. Deixe descansando por 10 minutos para retirar o excesso de amargor. Lave em água corrente e deixe escorrendo por alguns minutos. Esprema levemente e reserve.

Embrulhe o tofu em toalha de papel. Coloque num prato e leve ao microondas por 2 minutos em potência alta. Tire a toalha de papel úmida e embrulhe em outra seca. Corte em cubos de 2 a 3 cm.
Quebre os 2 ovos e bata levemente.

Corte a carne de porco em tiras. Eu usei sobras de costela assada que desfiei mas em Okinawa era frequente o prato ser preparado com aquele apresuntado de lata, que fica muito bom também.
Numa tigelinha, misture o missô com açúcar, sakê, shoyu, hondashi e adicione água até formar uma pasta que não seja muito grossa nem rala.

Leve uma frigideira grande ao fogo alto e aqueça um fio de óleo. Despeje os ovos e faça um ovo mexido mole, não frite demais. Retire da frigideira e reserve.
Na mesma frigideira, aqueça outro fio de óleo e coloque o tofu. Deixe dourar de todos os lados. Não fique virando antes de dourar bem porque pode quebrar o tofu. Retire.
Junte mais um fio de óleo e frite a carne de porco, se for fresca, bacon ou apresuntado de lata. Caso utilize sobras ou presunto, pule esta parte.

Coloque mais um fio de óleo e refogue a cebola e o goya. Quando murchar um pouco, vá jogando a pasta de missô por cima. Coloque de volta o tofu, a carne e o ovo. Mexa com cuidado para envolver tudo com o tempero e para não quebrar o tofu.

Sirva em seguida. Se quiser e tiver disponível, coloque por cima gergelim ou katsuobushi (flocos de bonito seco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário