sexta-feira, 3 de junho de 2011

Shari - Arroz para Sushi


Um post muito importante para todos e que não podia deixar de estar aqui. Se você não sabia fazer o arroz agora não tme mais desculpa !

TEMPERO
Ingredientes:

750ml de vinagre de arroz 250g de açucar comum 75ml de sake mirin 10g de sal Uma folha de Kombu (20cm x 10cm - aproximadamente)

Modo de fazer:
Levar todos os ingredientes, exceto a Kombu, ao fogo baixo e mexer até o açucar dissolver. Depois de dissolvido, retire do fogo deixe esfriar e coloque em uma garrafa (eu utilizo garrafas Pet). Com o liquido já dentro da garrafa, limpe com um pano humido a folha de kombu e coloque-a dentro da garrafa também. Pronto, está pronto o seu tempero de arroz, eu aconselho deixa-lo descansar pelo menos 24h antes de usa-lo para a kombu passar o gosto. Depois é só guardar na geladeira e usar quando quiser.

O ARROZ:

* Antes de tudo lave bem o arroz até que a agua saia transparente, mas com cuidado para não quebrar os graos de arroz.

Panela Eletrica:Coloque o arroz e a agua (se usar 3 xicaras de arroz, use 4 de agua. Sempre uma xicara a mais de agua do que arroz) e um pedacinho de kombu e deixe a panela trabalhar. Depois de pronto retire o arroz da panela e jogue o pedaço de Kombu fora, coloque na bacia e regue com o tempero e vá "cortando" com a colher o arroz, mas com cuidado. A medida do tempero é 1/3 da medida de arroz (se vc colocou 3 xicaras de arroz, coloque 1 xicara de tempero)

Panela Tradicional:Coloque o arroz e a agua (se usar 3 xícaras de arroz, use 3 de agua. Sempre a mesma quantidade de arroz e agua) numa panela de fundo grosso com o fogo alto e tampe-a, deixe lá até a agua ferver. Quando a agua começar a ferver abaixe o fogo e marque 10 a 12 minutos (depende da panela). Depois de passado esse tempo, com a panela ainda tampada desligue o fogo e deixe lá pelo MESMO TEMPO que você deixou cozinhando (Ex: Se você deixou 10 minutos cozinhando, deixe 10 minutos descansando). A medida do tempero é 1/3 da medida de arroz. (Ex: se você colocou 3 xicaras de arroz, coloque 1 xicara de tempero). Agora espalhe o arroz numa bacia e abane.

*DICA: Se você vai usar o arroz hoje, faça-o um dia antes. O arroz quando dorme com o tempero pega mais o sabor e tem uma liga melhor. Então, depois que você preparar o arroz e colocar o tempero, tampe o recipiente com um pano e deixe-o fora da geladeira por cerca de 12 a 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário