domingo, 17 de julho de 2011

Receita: Sushi Vegetariano

Pessoal, como algumas pessoas torcem o rosto quando falamos em sushi por causa do peixe cru e etc... Resolvi fazer estes dias atrás um Sushi Vegetariano e apresentei para meu pai e minha mãe apreciarem (detestam sushi),e para minha alegria depois de muito insistir eles comeram alguns para ver o que tinha de tão especial no bolinho de arroz com alga. Para meu espanto eles disseram que era bem melhor do que eles imaginavam, mas mesmo assim não sairiam para comer isso e que preferiam uma bela feijoada.

Para aqueles que gostariam de fazer esta tentativa eu vou colocar aqui a receita deste prato que fiz para os meus pais e que serve também para ser feito quando estamos afim de comer um sushi e não temos á disposição salmão ou atum.

Espero que gostem ! !

Ingredientes

  • 2 xícaras (400 g) de arroz para sushi (grão curto)
  • 2 1/4 xícaras (540 ml) de água
  • 4 colheres (sopa) de molho de soja
  • 2 colheres (chá) de mel
  • 2 dentes de alho, picados
  • 85 g de tofu firme, cortado em tiras
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
  • 4 folhas de nori
  • 1/2 pepino, cortado em palitos
  • 1/2 abacate pequeno cortado em palitos
  • 1 cenoura pequena, cortada em palitos

Modo de preparo

1.
Em uma panela grande, cubra o arroz com a água. Deixe-o separado por 30 minutos.
2.
Em uma tigela rasa, misture o molho de soja, o mel e o alho. Deixe o tofu marinando neste molho por pelo menos 30 minutos.
3.
Ponha a panela com o arroz no fogo. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhando por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja bem empapado. Em uma tigela de vidro, misture o arroz cozido com o vinagre de arroz.
4.
Sobre uma esteira de bambu (para fazer sushi), ponha a folha de nori. Com as mãos úmidas, espalhe uniformemente 1/4 da quantidade de arroz sobre a folha de nori; deixando um espaço vazio (aproximadamente 1 cm) na parte superior. Faça uma tira de ponta a ponta, na parte de baixo do nori, usando 2 pedaços do tofu marinado. Ao lado do tofu, ponha 2 pedaços de pepino. Em seguida, faça uma tira com o abacate e outra com a cenoura.
5.
Enrole a folha de nori, usando a esteira de bambu para ajudar a apertar o sushi. Sele o sushi umedecendo a parte de cima da folha de nori com água. Faça o mesmo processo com os ingredientes restantes. Com uma faca de serra, corte os sushis em rodelas de aproximadamente 2,5 cm de espessura.

Um comentário:

  1. Já fiz muito esse tipo de sushi. Minha esposa não gosta de peixe cru, então eu sempre tenho que improvisar algo semelhante.

    ResponderExcluir