quinta-feira, 26 de maio de 2011

Como usar o Hashi


Hoje vou postar como deve segurar o Hashi para a degustação do Sushi. Resolvi colocar este post porque o meu amigo Leandro tem uma certa dificuldade no manuseio, então aqui esta de forma prática como deve proceder para que não continue assistindo o meu amigo comendo sushi com aquela hoorrivel borrachinha grudada no Hashi.

A comida japonesa ganhou espaço na culinária brasileira e hoje já podemos perceber essa expansão observando a quantidade de restaurantes orientais espalhados pelo país e de brasileiros fãs dos pratos japoneses. Mas, a maior dificuldade encontrada pela maioria das pessoas que vão experimentar essa culinária é utilizar os famosos palitinhos, os Hashis. Comer com Hashi não é difícil, quando já se tem prática com ele, por isso vamos ensinar agora, passo a passo, da maneira mais fácil, para que você não passe vergonha em um restaurante japonês.

- O “palitinho”de baixo passa entre o polegar e o indicador e se apóia no dedo anelar.

- Com os dedos indicador, médio e polegar, segure o palitinho de cima, é maiis ou menos como segurar uma caneta.

- Para abrir e fechar, movimente o hashi de cima utilizando os dedos indicador e médio.


Como manusear o Hashi

Agora que você já sabe como utilizar o hashi, algumas dicas devem ser dadas para que você não cometa nenhuma gafe em locais públicos. A primeira recomendação é nunca espetar os hashis no alimento, especialmente no arroz, pois segundo a cultura japonesa, apenas em funerais os hashis são fincados no arroz que será posto no altar.

Quando você não estiver usando os hashis, ponha-os em frente a você sobre a mesa ou do lado esquerdo de um prato e não passe comida diretamente de seu hashi para o hashi de outra pessoa. Jamais cometa o erro de apontar com os hashis para alguma coisa ou alguém e nem mova-os também muito ao redor do ar e se você quiser separar um pedaço de comida em dois com os hashis, faço-o passo a passo exercendo uma pressão controlada nos hashis.


Um comentário:

  1. Muito esclarecedor! Principalmente quanto as dicas culturais.Fazem toda a diferença! Obrigada Rafael!
    Simone Kohler

    ResponderExcluir